quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PIPOCA OU PIRUÁ?

A transformação do milho duro para pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens. O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer. Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo.
Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com muita gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice, uma dureza assombrosas. Só elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos – DOR.
Pode ser o fogo de fora: perder um filho, perder um amor, um amigo, o emprego...
Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, doenças e sofrimentos cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio, uma maneira de apagar o fogo. Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso, a possibilidade da grande transformação acaba sendo adiada.
Imagino que a pipoca dentro da panela, ficando cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer! Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, não consegue imaginar outro destino. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM!!!! E ela aparece completamente diferente, como nunca havia sonhado.
Piruá é o milho que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas viverem. A sua presunção e o medo são a dura casca que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém...
Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada! Seu destino é o lixo. E você, o que é: Pipoca ou Piruá???


Olá a todos! Só alegria? Em primeiro lugar quero dizer que estou muito feliz de poder, através desse blog, alcançar um número maior de pessoas para compartilhar experiências que a vida cristã e a palavra de Deus, ao decorrer dos anos, tem nos ensinado todos os dias. Em segundo lugar quero dizer que eu não poderia, de maneira alguma,  iniciar esse blog com um texto melhor. Resolvi postar esse texto de Rúbem Braga porque a proposta principal desse blog é justamente essa! A de que através de cada postagem lançada aqui nós possamos ajudar "OS PIRUÁS" (pessoas endurecidas pela vida, pessoas sem brilho, sem rumo, sem direção e sem Deus) a se tornarem "PIPOCAS"(pessoas provadas, aprovadas e principalmente transformadas pelo fogo da glória de Deus).  
No livro de Apocalipse no Capítulo3 no vs 18 o próprio Senhor nos aconselha dizendo: "Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas para que te vistas, e não apareças a vergonha da tua nudez."
Ou seja, assim como o milho que, quando provado no fogo além de transformado é vislumbrado com a brancura de uma pipoca, as nossas vestes só se tornam brancas, as nossas cascas só são quebradas e a nossa vida só é transformada, quando experimentamos o fogo de Deus na nossa vida.
  
Siga esse conselho de Deus e eu tenho certeza que mais do que um conselho...essa palavra será uma grande LIÇÃO DE VIDA PRA VOCÊ!
 
Até a próxima....
                         E que Deus te abençoe!

2 comentários: